top of page
  • Foto do escritorBioim

APLICATIVOS AJUDAM MULHERES A CUIDAR MELHOR DA SAÚDE E CONTROLAR O PERÍODO MENSTRUAL




Praticamente todos os dias surgem novas soluções tecnológicas que nos ajudam a lidar com as mais diversas situações do cotidiano com rapidez e facilidade. Vejam os aplicativos para celulares. Eles permitem gerenciar lista de tarefas, consultas médicas, contar as calorias, controlar o sono, monitorar medicamentos, entre outras funcionalidades. Segundo o Dr. Jader Burtet, especialista em ginecologia e obstetrícia pela Febrasgo – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e Mestre em Ciências da Saúde, de Porto Alegre, RS, tendo em vista as multitarefas que são inerentes ao dia a dia da mulher moderna, os aplicativos acabam auxiliando muito no cuidado com a saúde. “Os que avisam o horário de tomar o anticoncepcional trouxeram, além da praticidade para a usuária, benefícios no efeito contraceptivo. “Quanto maior for a regularidade, maior é a eficácia”, diz o especialista.


Ciclo menstrual flexível Atualmente, já é possível personalizar o ciclo menstrual de forma segura e orientada. É o que se chama de ciclo flexível. Segundo o Dr. Jader Burtet, Professor de Ginecologia, especialista em ginecologia e obstetrícia, Mestre pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, “O ciclo menstrual flexível é nada mais do que a possibilidade de a mulher decidir o momento que ficará menstruada. O anticoncepcional que contém estrogênio permite esse controle: a paciente usa a pílula pelo número de dias que desejar e pode suspendê-la quando quiser ficar menstruada, sem prejuízos ou danos para o organismo.”


Menstruação mensal é obrigatória? De acordo com o Dr. Rodrigo da Rosa Filho, especialista em Ginecologia e Obstetrícia da Clínica Mater Prime, de São Paulo, SP, a interrupção do fluxo menstrual ajuda em várias ocasiões. “O período menstrual causa variação hormonal, que, dependendo da mulher, pode deixá-la mais irritada e emotiva, prejudicando o desempenho em uma reunião de trabalho, na prática de esportes ou até mesmo atrapalhando a programação de férias ou datas especiais”. Ao longo dos últimos anos, a vontade de adiar ou adiantar o ciclo menstrual se tornou um assunto de interesse entre as usuárias de contraceptivos. Bastante comentado, o tema ressalta um desejo feminino muito presente na atualidade: estar no controle. Uma das maneiras mais conhecidas de adiar esse sangramento é a emenda de cartelas de pílulas anticoncepcionais, evitando assim a pausa para a menstruação. Por exemplo, sabe-se que hoje é possível menstruar apenas três vezes ao ano ou adiar o sangramento de acordo com a agenda planejada. Essa história pode ser comum para várias mulheres, no entanto, ainda há mulheres que acreditam que é preciso menstruar uma vez ao mês. O modo de menstruação como conhecemos é um fenômeno considerado recente pela medicina. Segundo o médico baiano Elsimar Coutinho, autor do livro “Menstruação, a Sangria Inútil”, com o tempo, as mulheres passaram a viver mais e a menstruar mais. Antigamente, tinham a primeira menstruação aos 17 anos e aos 40 entravam na menopausa. Em entrevista para a Revista Super Interessante, Coutinho disse que a menstruação não é natural. “A natureza faz a mulher ovular todos os meses para engravidar. Quando ela menstrua, não está cumprindo o objetivo da natureza, que é ter um filho atrás do outro.” Além disso, quem toma pílula se mantém com níveis hormonais mais estáveis ao longo de todo o ciclo, o que promove o não crescimento do endométrio, camada interna do útero que é expelida durante a menstruação.


Solução Para ajudar a gerenciar o ciclo flexível, a Bayer lançou o aplicativo chamado “Yaz® Flex”, que mostra diariamente o status da pílula, de acordo com os dados inseridos pela usuária, oferece orientação segura do que deve ser feito em casos de esquecimento. Esta funcionalidade é um grande diferencial, pois nenhum dos inúmeros aplicativos que existem no mercado explica exatamente o que deve ser feito em caso de esquecimento da pílula. Dr. Jader esclarece que, esquecer-se de tomar o contraceptivo é uma das principais queixas das mulheres. Importante saber que o efeito das pílulas esquecidas no ciclo depende da fase, da quantidade e do intervalo entre os esquecimentos, e que o aplicativo chamado “Yaz® Flex” leva todos estes fatores em consideração. O app da Bayer auxilia justamente na missão de tornar a ingestão da pílula simples e fácil. Ele permite que a usuária ajuste a pausa para a menstruação quando desejar; avisa quando ela precisa utilizar outro método contraceptivo (como camisinha); mostra qual o status atual e lembra o horário de tomada. Além disso, o aplicativo também mostra de maneira clara quando a mulher está na fase obrigatória ou flexível, que permite a pausa quando ela quiser. Em resumo, com o app chamado “Yaz® Flex”, a usuária tem a flexibilidade para escolher quando menstruar e a segurança do que fazer se esquecer de tomar a pílula. Ele pode ser baixado gratuitamente nas principais lojas de aplicativos.

Fontes: – Dr. Rodrigo da Rosa Filho, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, um dos idealizadores da Clínica Mater Prime. CRM 119789, São Paulo/SP.

– Dr. Jader Burtet, especialista em ginecologia e obstetrícia pela FEBRASGO. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Professor de Ginecologia do curso Medcel. CRM: 28808, Porto Alegre/RS.

– Szarewski A, et al. Women’s attitudes towards monthly bleeding: Results of a global population-based survey. Eur J Contracep Reprod Health Care. 2012;17:270-283 (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22758651), acessado em 20/10/2017.

– Material de estudo e pesquisa do aplicativo chamado “Yaz® Flex” – Bayer.

- Revista Super Interessante, disponível no site super.abril.com.br/saude/menstruar-nao-e-natural/, acessado em 08/12/2017.

24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page